Segundo dados do INE, desde 2015 até 2019, o tipo de atividade efetuada na internet com uma subida de quase 11% (dos 76% até aos 85,9%) e mantendo-se no primeiro lugar é a procura na internet por “informação sobre produtos ou serviços”, efetuada por indivíduos entre os 16 e os 74 anos.

Dados INE
Fonte: INE

Segundo o site datareportal.com, sabemos que 8.52 milhões de portugueses usam internet o que corresponde a 83% da população portuguesa. Sabemos também que, em média, os portugueses passam 6h38m por dia a navegar na internet e que passam 2h04m, em média, a navegar nas redes sociais.

Tempo de uso da internet

Fonte: datareportal.com

Ou seja, 8.52 milhões de portugueses utilizam a internet para procurar produtos ou serviços.

Cerca de 93% do nosso mercado é constituído por médias e pequenas empresas e cerca de 60% não tem uma estratégia digital definida. A estratégia digital é vista como um serviço de luxo e que não entra no orçamento anual das empresas. Nos dias que correm, ao ter algum tipo de contacto com alguma empresa, as pessoas procuram imediatamente na internet para obter mais informações, procuram no site e/ou nas páginas das redes sociais porque querem saber mais sobre a empresa, sobre a marca, se tem ou não credibilidade. Para isso a presença online é imprescindível.

Ter um site ou uma loja online sem qualquer tipo de investimento é como ter uma loja física numa rua onde não passa ninguém. O marketing digital passa por criar e executar uma estratégia em canais online para gerar negócios, relacionamentos e resultados. Uma boa estratégia deverá responder a 3 perguntas:

1 – Qual o objetivo?
Quer gerar autoridade? Quer gerar leads? Quer educar o mercado?

2 – Para quem?
Ou seja, fazer o conteúdo certo para a pessoa certa, ou seja, quanto mais generalista for, menor a conversão, quanto mais específico, maior a conversão.

3 – Como?
Que canais? Qual o formato?

Sem estas 3 questões, que são a base da estratégia e tudo o que deriva daí (as métricas, KPI’s, entre outras), não se consegue ter uma boa execução. A estratégia deverá ser bem medida e bem documentada.

Então será esta a melhor altura para investir numa estratégia digital? Sim!

Segundo o datareportal.com, 44% dos internautas descobrem novas marcas através de motores de busca, o que faz com que neste momento, em que o mundo está online, a probabilidade da sua marca ser encontrada cresce.

Descoberta de novas marcas

Fonte: datareportal.com

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