Ser empresário em tempos de pandemia é, sem margem para dúvidas, um verdadeiro desafio. Pensar, repensar e refazer o negócio nesta altura é algo que é indispensável e no meio de tudo isto, a maioria dos empresários terá poucos ou nenhuns apoios por parte do estado, por isso, é difícil estar focado no futuro, no pós-pandemia. Mas se há algo que a história nos mostra é que vai existir a pós-pandemia.

Pós-pandemia parece algo tão distante, mas que é necessário começar a pensar JÁ para o que aí vem, sem esquecer o momento atual. Se conseguirmos sobreviver, se queremos sobreviver, se vamos sobreviver enquanto empresários, este é o momento para semear e não para colher. Muitos poderão dizer, “mas se não vamos colher como vamos sobreviver”? É verdade que não é fácil mas se fosse fácil não seriam empresários, por isso é que deve repensar na forma de fazer as coisas e ajustarmo-nos ao momento sem nunca esquecer o pós-pandemia.

Um estudo feito pela Agility Search ao comportamento humano na china depois do isolamento mostrou que, depois de uma queda de 80%, as vendas estão a subir, tradicionalmente conhecido por Revenge Spending (https://eco.sapo.pt/2020/03/18/depois-do-isolamento-china-entrou-no-revenge-spending/amp/) em que o comportamento dos consumidores vira-se para gastar o que não gastaram no tempo de isolamento. E quais foram as marcas que estão a ser “alvo” destas vendas? São as marcas reconhecidas a sua área de atuação porque o dinheiro continua aí, está é parado e mal haja oportunidade, o consumidor irá comprar, comprar a marcas que conhece, com as quais tem confiança.

Tal como este artigo nos mostra (https://www.goodrebels.com/will-we-see-revenge-spending-in-europe-after-the-covid-19-crisis/ ), o momento é de mostrar a nossa competência, credibilidade, autoridade na nossa área de atuação. Para isso devem ter uma presença online, um site otimizado e parametrizado para SEO (Search Engine Optimization) e ter uma estratégia digital que, não faça só por existir, mas faça por aparecer!

Faça por aparecer com artigos no blog, com notícias de como consegue funcionar em tempos de pandemia, com vídeos, com podcasts, com publicações nas redes sociais, tantas outras formas de nos tornarmos uma autoridade, não de um momento para o outro mas pouco a pouco e quando ultrapassarmos esta pandemia, passarmos para o pós-pandemia e cá estaremos nós, os que fizeram por aparecer.